top of page

AUTOMASSAGEM

Atualizado: 21 de jun. de 2021

Tudo que qualquer pessoa precisa é de uma boa massagem para relaxar e aliviar a tensão causada por toda essa incerteza e notícias tristes!




O QUE SÃO TÉCNICAS DE AUTOMASSAGEM?

Técnicas de auto massagem são aquelas que você mesmo pode aplicar nos seus próprios músculos para aliviar dores e tensões. Muitas técnicas de automassagem podem ser realizadas com os dedos, mãos e cotovelos, enquanto outras requerem itens simples, como bolas de tênis ou um rolo de espuma.


OS BENEFÍCIOS DA AUTO-MASSAGEM

– Reduz a dor muscular e o inchaço – Reduz a ansiedade e depressão – Melhora o sistema imunológico – Rejuvenesce a mente e o corpo – Promove melhor sono


6 DICAS ANTES DE COMEÇAR:

1. Não precisa massagear por muito tempo. 2. Massageie a área pelo menos duas vezes por dia. 3. Explore os músculos da área em que sente dor até encontrar o local específico que está dolorido. 4. Aplique uma pressão forte, mas tolerável (dica: comece fazendo com menos pressão). 5. Se você sentir dores após fazer a auto-massagem, faça mais leve da próxima vez. 6. Ao término, alongue um pouco os músculos estimulados.


CONHEÇA AS 9 MELHORES TÉCNICAS DE AUTOMASSAGEM PARA REALIZAR EM DIFERENTES PARTES DO CORPO


Cabeça

Toda essa crise causado pelo Coronavírus acaba trazendo muita preocupação, seja por questões relacionadas ao trabalho – como perder o emprego, ou pelo próprio medo de contrair a doença. Experimente esta técnica simples de auto-massagem para aliviar as dores de cabeça.


Do que você precisa – Suas mãos

Como fazer:

Coloque os polegares no alto das maçãs do rosto, junto aos ouvidos. Aplique suavemente a pressão em movimentos circulares com as pontas dos dedos nas têmporas. Continue fazendo círculos enquanto se move ao longo da linha do cabelo, até que as pontas dos dedos se encontrem no meio da testa.

Pescoço

Ficar sentado em um computador o dia inteiro pode deixar seu pescoço tensionado e dolorido, fazer essa técnica simples de automassagem ajudará a aliviar a tensão e a dor.


Do que você precisa – Suas mãos

Como fazer:

1. Coloque duas ou três pontas dos dedos na parte de trás do pescoço, no encontro com os ombros. 2. Aplique pressão firme e segure no local. 3. Solte quando o músculo estiver mais relaxado. 4. Role os ombros para frente e para trás lentamente. 5. Repita três vezes.

Ombros

A má postura e o encolhimento dos ombros ao ficar em uma cadeira o dia inteiro podem levar a fortes dores nos ombros. Fazer essa técnica simples de automassagem pode ajudar a aliviar sua dor.


Do que você precisa – Suas mãos

Como fazer:

1. Posicione os dedos da mão direita sobre o ombro direito (o trapézio superior ficará embaixo da palma da mão). 2. Aperte o trapézio superior três vezes e depois role os dedos sobre o músculo, começando do lado de fora e movendo-se em direção à base do pescoço. 3. Repita no seu lado esquerdo.

Lombar

A dor lombar é uma queixa muito comum e pode ser incapacitante em alguns casos. Infelizmente, atividades diárias, como limpeza e levantar peso, podem piorar ainda mais a dor nas costas. Você pode aliviar sua dor lombar fazendo esta técnica rápida.


O que você precisa – uma bola de tênis e uma parede

Como fazer:

1. Posicione uma bola de tênis entre a região lombar e a parede. 2. Mova seu corpo para cima e para baixo, ou de um lado para o outro para encontrar áreas de tensão. 3. Aplique uma pressão mais forte nos pontos sensíveis para ajudar a liberar a tensão.

Coxas

Do que você precisa – um rolo de espuma

Como fazer:

1. Comece deitado de lado com um rolo de espuma posicionado sob o quadril. 2. Use as mãos para se segurar enquanto rola lentamente a partir do quadril até o joelho, girando o corpo em direção ao chão enquanto desce. 3. Reverta lentamente para a posição inicial. 4. Executar em ambos os lados.

Pés

Caminhadas prolongadas e corrida podem ser torturantes para os seus pés. Então saiba que a dor no pé pode ser aliviada com este simples exercício.


O que você precisa – uma bola de tênis

Como fazer:

1. Sente-se em uma cadeira confortável com os pés descalços ou com uma meia. 2. Posicione a bola de tênis sob o pé. 3. Role para frente e para trás, do calcanhar aos pés, usando pressão firme. 4. Se você se deparar com uma área dolorida ou sensível, movimente a bola em pequenos círculos. 5. Faça este exercício com os dois pés. 6. Para aumentar a pressão, tente executar esta técnica em pé.

Glúteos

Nódulos de tensão nos músculos dos glúteos podem ser desconfortáveis, tente esta técnica simples para aliviar a dor.


O que você precisa – uma bola de tênis

Como fazer:

1. Comece sentado no chão com os joelhos dobrados. 2. Posicione uma bola de tênis embaixo da nádega direita e descanse as mãos no chão atrás das costas. 3. Levante a perna direita do chão e role a bola em pequenos circulos, dando mais atenção às áreas sensíveis. 4. Execute este exercício na perna esquerda.

Mãos

Esteja você sentado em um computador digitando o dia todo ou fazendo um trabalho que envolva o uso repetitivo das mãos, elas podem estar doendo no final do dia. Aprenda essa técnica de auto massagem que pode ajudar a aliviar a tensão nas suas mãos.


Do que você precisa – Suas mãos

Como fazer:

1. Comece colocando os dedos sobre o pulso, como se estivesse medindo a pulsação, e aplique uma pressão de um lado para o outro no pulso. 2. Mova-se para a parte de baixo da palma da mãos e comece a aplicar pressão em um pequeno movimento circular, trabalhando do lado do dedo mindinho e indo para o lado do polegar. 3. Em seguida, segure a pele que conecta o polegar ao resto dos dedos e mova-o suavemente para cima e para baixo. 4. Depois aplique pressão usando um pequeno movimento circular nos músculos na base dos dedos. 5. Em seguida, suba pelos dedos usando pequenos movimentos circulares. Depois de alcançar a ponta do dedo, puxe-o suavemente para esticar a articulação. Executar em ambos os lados.

Maxilar

Forçar o maxilar quando você está estressado pode causar dor de cabeça e queixo dolorido. Faça isso da maneira certa quando acordar ou quando estiver ansioso.

Do que você precisa – Suas mãos

Como fazer:

1. Usando as pontas dos dedos, pressione as maçãs do rosto, começando pela parte de cima. 2. Abra e feche a boca enquanto pressiona as maçãs do rosto. 3. Faça isso todo o caminho de volta, seguindo uma linha imaginária da barba. 4. Quando você alcançar as costeletas, pressione o polegar sob o maxilar e puxe as pontas dos dedos para o lado do rosto. 5. Repita o movimento ao longo da mandíbula, movendo-se em direção ao queixo. 6. Finalmente, segure o queixo e puxe a pele para baixo entre os polegares e as pontas dos dedos.

CONCLUINDO…

A tensão muscular pode causar muita dor e desconforto, e provavelmente neste momento não seja possível ir à um/a massoterapeuta. Aprendendo as simples técnicas de automassagem acima ajudarão a aliviar suas dores, estresse e preocupações causadas durante essa pandemia de coronavirus.

646 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page